Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão PortuguesaInício | Voltar | Imprimir

Extra Coleção

Portugal - Espanha: Amores e Desamores (2011-2015)

Portugal - Espanha: Amores e Desamores, 2 vols., Lisboa, CEPCEP/Círculo de Leitores, 2015. 


A existência de Portugal resultou inequivocamente da vontade de independência dos seus governantes e da própria população. A individualidade lusitana foi forjada por guerras e pela fixação precoce de uma linha fronteiriça que permaneceu praticamente inalterada durante séculos. Foi aí, na fronteira, onde a diferença é aparentemente ténue que a especificidade de cada povo se foi manifestando de forma estruturante, enquanto nos centros de poder se consagravam as leis e as práticas, e se entrelaçavam redes de fidelidade que se estendiam até às periferias mais remotas.
Apesar da afirmação da sua autonomia se ter feito pela distinção em relação ao vizinho poderoso, primeiro Leão, depois Castela, finalmente a Espanha, a História de Portugal fez-se sempre sob a influência deste vizinho, quase sempre rival e ameaçador. A nossa memória colectiva construiu uma evolução da nossa História que ignora quase completamente essas influências, mas o estudo rigoroso de cada época revela-nos uma interacção permanente, ao nível da economia e do comércio, da cultura e da religião.
Além das trocas diplomáticas consubstanciadas em casamentos reais e nas uniões entre as casas titulares dos dois lados da fronteira, as relações entre Portugal e o seu vizinho foram intensas e mesmo fundamentais na forma como condicionaram as escolhas políticas dos governantes portugueses.
Curiosamente, esta relação entranhada entre vizinhos, rivais, por vezes inimigos, e sempre entrelaçados, continua a ser pouco conhecida pelos povos hispânicos. Do lado português, é certo que a tradição forjada pelos cronistas perdura e fala-se sobretudo das guerras e dos tratados (que acentuam a individualidade lusitana) e dos casamentos reais.
Pretendeu-se com esta obra fazer uma história global das relações luso-espanholas ao longo do tempo. Por esta via, procurou-se compreender melhor a evolução do próprio Portugal, entender de modo mais cabal as decisões tomadas pelos governantes do país, perceber mais profundamente as interacções económicas e culturais que persistiram entre povos que pertenciam a países diferentes e que sempre tiveram noção da proximidade sem ignorarem que a essas semelhanças se sobrepunha uma individualidade nacional que se foi tornando cada vez mais inequívoca - a portuguesa.

Este projecto teve o apoio do Círculo de Leitores para a sua edição.

Coordenadores: Roberto Carneiro, Artur Teodoro de Matos e João Paulo Oliveira e Costa

Autores: Maria João Branco, Bernardo de Vasconcelos e Sousa, João Paulo Oliveira e Costa, Pedro Cardim, Avelino Freitas de Meneses, Jorge Pedreira, José Miguel Sardica.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CEPCEP
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel.: 217 214 133
Fax: 217 266 160

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial