Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão PortuguesaInício | Voltar | Imprimir

Extra Coleção

O Padre António Vieira e o Mundo de Língua Portuguesa

  

O Padre António Vieira e o Mundo de Língua Portuguesa, Aníbal Pinto Castro e Artur Teodoro de Matos (eds.), Lisboa, EPAL/CEPCEP, 2008, 170 p., ISBN 978-972-9045-25-7

Não disponível para venda 

 

> ver índice


A essência da Cultura reside na capacidade do Ser Humano em interiorizar as imagens, os conceitos, as vivências, a palavra do mundo que o rodeia e em que vive. A Cultura alimenta-se de memórias e vive dos encontros do Homem com a natureza, com as sociedades, com as pessoas e consigo próprio. Elemento primordial no desenvolvimento, na transmissão e na partilha da Cultura, a língua, quando conhecida, aprofundada, trabalhada e enriquecida assume-se como instrumento de excelência na comunicação cultural.
Nascido há 400 anos, António Vieira foi capaz de interiorizar em si, com uma dimensão e profundidade apenas acessíveis a seres de eleição, a cultura do seu tempo. Observador atento, lutador empenhado, defensor de valores e humanista confesso, António Vieira viveu uma vida longa, incómoda e coerente ao serviço de outros. Porém, ao vivê-la, pôs ao serviço da sua cultura um domínio da expressão e da língua portuguesa que fazem da sua escrita um conjunto único de obras-primas de oratória, uma colecção impar do português escrito em prosa.
O CEPCEP e a EPAL associaram-se à comemoração do quarto centenário do nascimento do Padre António Vieira com a publicação deste livro. Reconhece-se no testemunho da obra que nos deixou, o interesse e a capacidade de gerar, nos dias de hoje, novos elementos geradores de cultura. (Retirado da Nota de Abertura à obra, da autoria de Roberto Carneiro e João Fidalgo.)

 

 

 

 

 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CEPCEP
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel.: 217 214 133
Fax: 217 266 160

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial