Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão PortuguesaInício | Voltar | Imprimir

Extra Coleção

Dicionário de Plantas Medicinais

 

   O Dicionário de Plantas Medicinais é da autoria de José Eduardo Mendes Ferrão, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa, e de Maria Cândida Liberato, Investigadora Principal do Instituto de Investigação Científica Tropical (aposentada).

A obra irá sendo publicada à medida que os autores foram enviando as actualizações. Neste momento estão disponíveis as entradas da  Letra A: «Abies alba» a «Azorella compacta», da Letra B: «Baccharis ochracea» a «Byrsonima verbascifolia», da Letra C: «Caamembeca spectabilis» a «Cytisus scoparius», da Letra D: «Dacryodes buettneri» a «Dysphania schraderiana» , da Letra E: «Ecballium elaterium» a «Excoecaria agallocha», da Letra F: «Fadogia cienkowskii» a «Funtumina africana», da Letra G: «Galega officinalis» a «Gypsophila paniculata» e da Letra H: «Haematoxylum campechianum» a «Hyssopus officinalis».  

Os autores são personalidades com a maior parte da sua vida profissional ligada a problemas do mundo tropical.
Nestas partes do mundo vive muita gente com dificuldades muito diversificadas, onde as doenças grassam e matam anualmente milhares de seres humanos, os remédios que encontramos normalmente nas nossas farmácias aí não existem, ou são de preços incomportáveis para os seus níveis de vida, o que nos animou em deixar uma contribuição no sentido de ajudarem a encontrar melhoria nas condições de vida e uma melhor informação dos seus recursos nestas áreas para um melhor aproveitamento e valorização das suas realidades.
Foi com este espírito que juntaram os seus conhecimentos complementares, reflexo de muitos anos de meditação e estudo em favor de comunidades que lhes merecem o maior respeito, e decidiram reunir num dicionário as plantas usadas como medicinais, trabalho sempre incompleto, pois é impossível reunir todas as espécies de plantas, os conhecimentos neste domínio avançam com enorme velocidade e encontram-se dispersos por vários estudos, colocando em favor de uma comunidade interessada um conjunto de informação por vezes dispersa e nem sempre facilmente acessível.

ABREVIATURAS

Nomes comuns de espécies em língua portuguesa: Letra A, Letra B, Letra C, Letra D, Letra E, Letra F , Letra G. Letra H .

Nomes comuns de espécies em língua inglesa: Letra A, Letra B, Letra C, Letra D, Letra E, Letra F , Letra G, Letra H .



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CEPCEP
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel.: 217 214 133
Fax: 217 266 160

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial