Coleção "Estudos e Documentos" 23 - Redes de Conhecimento. História do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa
|
Redes de Conhecimento. História do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, José Miguel Sardica, Lisboa, CEPCEP, 2017, 358 p. (Estudos e Documentos, 23), ISBN 978-972-9045-41-7
15,00€
> ver índice
> acesso gratuito
|
O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) é, como os seus Estatutos fundadores definem, uma instituição da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que tem por propósito programático geral estudar “os povos e as culturas, designadamente os de língua oficial portuguesa, fomentar a compreensão mútua e contribuir para a sua aproximação”. Pensado, primeiro, por um conjunto de fundadores, nos inícios da década de 1980, e instituído, depois, na UCP, na primavera de 1983, o CEPCEP encerrou em 2017 um primeiro e longo (34 anos) ciclo de vida, coincidente com a liderança do seu Presidente “histórico”, o Prof. Eng.º Roberto Carneiro. É a história desses anos e do muito que o Centro realizou desde a sua fundação que este livro trata.
A I Parte, dividida em seis capítulos, cobre a história institucional do CEPCEP, a sua ideia original, o seu projeto, a sua concretização, a sua evolução orgânica e as modalidades da sua inserção na Universidade Católica, desde o início da década de 1980 em diante. A II Parte, igualmente estruturada em seis capítulos, debruça-se sobre a sua obra científica, de produção e divulgação de investigação científica, de formação, prestação de serviços e consultorias à comunidade e à sociedade, e de publicação de trabalhos, terminando com uma síntese geral diacrónica sobre as dinâmicas científicas do CEPCEP e um epílogo, acerca do seu potencial científico e do seu presente e futuro. Nos Anexos, reúnem-se doze quadros em que se sintetiza informação referida no texto: um diagrama com a composição das diferentes direções, as listas de cursos e conferências, congressos e seminários, estudos e consultorias, livros publicados, volumes da revista Povos e Culturas e autores que nesta colaboraram, a distribuição cronológica e qualitativa global das atividades, publicações e projetos europeus realizados e a lista das entidades parceiras ao longo da história do Centro.
Redes de Conhecimento. História do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa é assim, ao mesmo tempo, uma memória institucional e um ensaio de apreciação científica de uma das mais antigas e específicas unidades de investigação da Universidade Católica Portuguesa. Retratando o passado e o presente, também pelas suas páginas poderá cada leitor imaginar os futuros que estão ao alcance do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da UCP.
| Voltar |
|