Coleção "Estudos e Documentos" 27 - Missionários da Índia Portuguesa (Goa) em Timor-Leste
|
Missionários da Índia Portuguesa (Goa) em Timor-Leste, Dom Carlos Ximenes Belo, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2020, 171p. ISBN 9789725407523
11,00 €
> ver link da UCE
|
A partir de mais de cinquentas biografias inéditas, o presente volume Missionários da Índia Portuguesa (Goa) em Timor-Leste intenta dar a conhecer o meritório e louvável labor destes filhos da “Roma do Oriente” que, com a sua atividade missionária na ilha “donde provém o sândalo” contribuíram, com devoção e afeto, para a evangelização do povo timorense. Entre os vários sacerdotes oriundos de Goa, como frades dominicanos, padres seculares ou diocesanos, reconhece-se o mesmo ardor e fé: a de se tornarem mensageiros da Boa Nova em Timor-Leste.
Palavras do autor
Já foi publicado pelo benemérito “Centro de Estudos do Povos e Culturas de Expressão Portuguesa” o meu livro “Missionários da Índia Portuguesa em Timor-Leste”. Os leitores e os amigos de Timor-Leste poderão perguntar o porquê deste livro? A razão é simples: quero perpetuar a memória dos missionários goeses (que eu saiba não houve nenhum de Damão ou Dio) que desde o século XVII missionaram em Timor-Leste. Perpetuar a memória deles, não só para mim, pessoalmente, mas para todos os timorenses, e sobretudo para as gerações novas, a fim de não esquecermos aqueles e aquelas (governantes, funcionários, militares, médicos, professores, padres, freiras, leigos) que contribuíram para o desenvolvimento material, social, religioso e cultural de Timor-Leste, ao longo de quatro séculos. Se hoje, Timor-Leste é um país independente, e membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi graças à presença e ao trabalho de portugueses, açorianos, indianos, macaenses e moçambicanos, que Timor conservou a sua identidade histórica, cultural e religiosa.
Um segundo motivo por que escrevi este livro foi para manifestar o meu profundo agradecimento aos sacerdotes da Índia Portuguesa pelo muito que fizeram em Timor sob o aspeto da evangelização e missionação.
Até agora ainda me não foi possível visitar Goa e rezar junto do túmulo de São Francisco Xavier. Seria interessante visitar os monumentos de Goa, Damão e Diu, percorrer os palmares de coqueiros e saborear o ‘caril’ de Goa…Talvez, um dia o possa fazer… Como não é possível neste tempo de pandemia, estou presente na Índia Portuguesa, através deste livro…
Antes de terminar estas breves palavras, cumpro o dever de agradecer o apoio do CEPCEP para a publicação deste livro, N.º 27 da Coleção Estudos e Documentos. Seja-me permitido dizer o meu muito obrigado, e, em Tétum, “OBRIGADU BARAK”, ao senhor Professor Doutor Fernando Ilharco, mui digno Presidente de CEPCEP, à senhora Professora Marília dos Santos Lopes, à senhora Drª Anabela Antunes, aos senhores Dr. Luís de Abreu e Arq.ª Cristina Pereira, pelo amor e empenho na execução e publicação da obra.
Lisboa, 25 de novembro de 2020
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo
Prémio Nobel da Paz 1996
| Voltar |
|