Estudos Envelhecimento da População Portuguesa: dependência, ativação e qualidade (2012) Este Estudo foi ecomendado pelo Conselho Económico e Social, tendo sido co-financiado pelo POAT-FSE.
As questões centrais da presente investigação podem ser sintetizadas nos quatro pontos seguintes:
(i) Aprofundar a avaliação da magnitude do impacto do envelhecimento português - na base dos estudos publicados por entidades oficiais portuguesas e internacionais, v.g., Comissão Europeia e INE - investigações produzidas sobre as necessidades concretas dos diferentes grupos de idosos nas áreas da saúde e do apoio social.
(ii) Identificar alternativas na provisão de serviços pessoais e de proximidade, direcionados para os cuidados domiciliários, nomeadamente os de longa duração e recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação , tendo em conta as experiências em outros Estados Membros (EM) e noutros países.
(iii) Elencar as respostas sociais mais inovadoras, efetivas e eficientes na provisão de serviços bem como os apoios numa lógica de inovação social, investigando os resultados dos estudos existentes e, ainda, conduzindo um conjunto de investigações (estudos de caso) junto dos idosos, familiares de idosos, prestadores de serviços aos idosos (saúde e apoio social) e focus groups com peritos nas questões do envelhecimento em Portugal.
(iv) Apurar o impacto potencial positivo de criação de emprego e de novas competências na prestação de serviços aos idosos, nomeadamente através da realização duma investigação sobre competências soft específicas para serviços desta natureza.
(v) Avaliar a sustentabilidade das instituições prestadoras de serviços aos idosos.
Equipa: Roberto Carneiro (coord.), Fernando Chau, Cândida Soares, José António de Sousa Fialho e Maria João Sacadura.
Ver Relatório Final.
| Voltar |
|