Estudos B-Sapiens (2005-2007) O B-Sapiens foi um projecto financiado pela iniciativa comunitária Equal, que visou o desenvolvimento de metodologias de formação on Job, flexíveis e interactivas, absolutamente centradas na dinâmica pessoal e profissional de cada indivíduo e enquadradas num processo de Gestão de Conhecimento organizacional.
Os produtos a criados no âmbito deste projecto visaram capitalizar o conhecimento e experiência dos trabalhadores mais velhos; dinamizar modelos de acompanhamento de aprendizagem individual, direccionada sobretudo para trabalhadores menos qualificados; criar um perfil de coach enquanto agente de conhecimento; criar modelo de gestão de conhecimento suportado numa plataforma Web; criar modelo de e-portfolio identificador das competências de cada indivíduo; criar uma rede de empresas que partilhem boas-praticas, instrumentos e conhecimentos no âmbito da formação on job e coaching e na gestão de conhecimento; criar uma Coach Network, potenciadora de troca de praticas de sucesso.
Entre os diversos objectivos, actividades e áreas de intervenção do projecto, o CEPCEP interveio directamente:
Na concepção de um modelo de aprendizagem individual baseado na ligação coach-trabalhador, colaborando na concepção do modelo de Coaching, nomeadamente no processo de compatibilização e parametrização deste modelo com o modelo de Gestão do Conhecimento.
Na construção de um modelo de gestão de conhecimento. O papel do CEPCEP passou pela concepção integral do modelo de Gestão de Conhecimento e concepção de uma ferramenta amigável de Gestão de Conhecimento em suporte Web.
Na criação da rede empresarial para adesão a novas metodologias on Job e Gestão de Conhecimento, o CEPCEP procedeu à identificação de boas práticas de Coaching e Gestão de Conhecimento, bem como na co-organização de Workshops/seminários.
Na criação de um modelo e-portfolio de competências para empresas e/ou sectores, o CEPCEP colabora na concepção dos referenciais e ferramentas on line e off line para o modelo de e-portfólio de competências, no que respeita à compatibilização com o modelo e ferramentas de Gestão de Conhecimento.
Na implementação e teste em trabalhadores de empresas que aderiram ao projecto, o CEPCEP fez o acompanhamento e reengenharia dos processos e instrumentos, especialmente do modelo e ferramenta de Gestão do Conhecimento.
Este projecto foi realizado por uma parceria constituída por cinco entidades: o ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), a entidade coordenadora, o IAFE (Instituto de Informação, Apoio e Formação Empresarial), a AERLIS (Associação Empresarial da Região de Lisboa), a Team Work Consultores Lda e o CEPCEP/UCP (Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa/ Universidade Católica Portuguesa).
Equipa responsável: Paulo Amaral, Lourenço Xavier de Carvalho, Carla Ganito, Bruno Mendonça, Diogo Afonso e André Xavier de Carvalho.
| Voltar |
|