Estudos Estudo sobre Comportamentos Televisivos (1993)
A Quatro (posteriormente TVI) dirigiu à Universidade Católica Portuguesa, através do CEPCEP, um pedido de estudo de âmbito nacional sobre comportamento dos telespectadores,com o fim de identificar "nichos" de mercado no consumo da televisão. Tal estudo deveria ter em conta variáveis como sexo, idade, nível educacional, nível sócio-económico, ocupação profissional, região geográfica de residência e ocupação de tempos livres, para a identificação de perfis de grupos de telespectadores, designadamente quanto à disponibilidade para ver TV e à sua preferência por determinado grupo de programas, devendo ser avaliados os seus comportamentos sazonais.
Assim, o objectivo principal deste estudo foi o de compreender as preferências e os gostos dos telespectadores e seus comportamentos no cosumo televisivo, mediante a avaliação e ponderação das variáveis que interferem na escolha dos programas propostos pelos canais que naquele momento operavam no território nacional.
A equipa foi coordenada por Mário F. Lages e composta por José Miguel Pessanha e Jorge Cerol.
| Voltar |
|