Estudos Relatórios e Teses Inéditos da Administração Colonial Portuguesa (1987-1989)
A administração ultramarina portuguesa produziu, ao longo de várias décadas, relatórios de diferentes naturezas que importa conhecer, estudar e divulgar. Por outro lado, também as guarnições militares portuguesas que efectuaram missões nas antigas colónias elaboravam diferentes relatórios que documentam não só a sua actividade mas igualmente contêm informações importantes sobre as regiões onde se encontravam aquarteladas. Finalmente, a antiga Escola Superior Colonial (depois Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina) e outras escolas superiores exigiam aos seus diplomados um trabalho final de curso, alguns dos quais contêm elementos de interesse científico para conhecimento da realidade ultramarina.
A dispersão e o desconhecimento destes valiosos elementos recomendavam a sua inventariação, posterior estudo e eventual publicação.
Pretendeu-se, pois, com este projecto recuperar o considerável manancial informativo e científico, pô-lo à disposição dos estudiosos e investigadores e promover a divulgação do que se achar mais relevante e possível.
O Relatório Final foi entregue à Fundação Calouste Gulbenkian, entidade financiadora do projecto.
| Voltar |
|