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Estudos

O Perfil Cultural Desejável do Jovem Português no Termo da Escolaridade Secundária (1987)

Na sequência da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo pela Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, e tendo em conta as prioridades de trabalho no processo então em curso de preparação da Reforma do Sistema Educativo no âmbito do Ministério da Educação e Cultura, importava definir com o rigor possível as exigências culturais, lato sendo, do cidadão nacional no limiar do terceiro milénio, susceptíveis de serem traduzidas em objectivos a atingir no final da escolaridade secundária, na perspectiva de um ciclo de estudos fundamental - 12 anos curriculares - tendencialmente aberto à generalidade dos jovens em idade escolar. Neste enquadramento, o perfil a desenhar estabeleceria o quadro de atitudes, os padrões de desenvolvimento humano e os níveis de maturidade cognitiva, afectiva, ética e estética que potenciassem uma compreensão crítica e global da Vida, do Mundo, da Sociedade e dos fenómenos contemporâneos no limiar da transição para a vida activa ou para o prosseguimento dos estudos ulteriores, designadamente de nível superior.

A realização deste projecto foi cometida pelo Ministério da Educação e Cultura ao CEPCEP e foi realizado por Roberto Carneiro, Pedro da Cunha, Guilherme d'Oliveira Martins, Mário Pinto, Eduardo Prado Coelho e Odete Valente.

Publicação: CARNEIRO, Roberto et all, O Perfil Cultural Desejável do Diplomado do Ensino Secundário, Lisboa, Ministério da Educação, 1988.



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