Estudos Catálogo Temático e Cronológico da Obra de Marcos Portugal (1986-1988)
Marcos António da Fonseca Portugal (Lisboa, 1762 - Rio de Janeiro, 1830) é, sem sombra de dúvida, o compositor português que mais operas escreveu e também aquele que maior expansão mundial alcançou. De facto, e quanto já hoje se sabe, Marcos Portugal escreveu 86 obras dramáticas - óperas sérias e cómicas, burletas, farsas e cantatas cénicas.
Foram 105 as cidades europeias e do Brasil onde, documentalmente, se cantaram as suas óperas. Tudo isto coloca Marcos Portugal numa posição nunca até hoje atingida por qualquer compositor português, para já não falar das suas também muito numerosas obras religiosas, que tiveram igualmente grande audiência no seu tempo.
A finalidade deste projecto era a preparação de um «Catálogo temático» de todas as obras do compositor que fosse possível reunir. Além de constituir um ponto de partida indispensável para o estudo da obra de Marcos Portugal, um catálogo deste tipo permitiria de futuro a identificação de outras fontes anónimas dessa obra, tornando-o um importante instrumento de pesquisa.
Não foi possível ultimar o catálogo conforme estava previsto. A investigação feita foi publicada no nº 3 da Revista Povos e Culturas, pp. 597-634.
| Voltar |
|