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Estudos

New Opportunities for Learning: Going LLL (2011-2012)

RELATÓRIO FINAL

O que é?
Going LLL foi um projeto que resultou de uma parceria entre a ANQ e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) - instituição de ensino superior que assegurou a avaliação externa do "Eixo Adultos" da Iniciativa Novas Oportunidades desde o ano de 2008 e, nesse quadro, tem dado importantes contributos para o seu desenvolvimento.

Objetivos
O principal objetivo do Going LLL foi o de modelizar um Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida que, partindo da realidade dos Centros Novas Oportunidades existentes, permitisse:
- tornar estas organizações centros indutores da Aprendizagem ao Longo da Vida, para a população adulta (atuais e novos públicos);
- melhorar os seus padrões de qualidade e eficiência;
- reforçar a sua capacidade de captação e pertinência de atuação junto de diferentes públicos-alvo satisfazendo, nomeadamente, as necessidades de qualificação, potenciais ou já existentes, do mercado de trabalho;
- fortalecer e gerar Redes Locais de Qualificação.
Constituiram também objetivos do projeto a identificação de boas práticas e a reflexão aprofundada, envolvendo diferentes parceiros e peritos, nacionais e estrangeiros, bem como a elaboração de um Roteiro e de um Guia de Qualidade para os Centros de Aprendizagem ao Longo da Vida para disseminação, aos níveis nacional e europeu.

Cofinanciamento
Going LLL foi um projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do KA 1 - ECET do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
A Key Activity 1 destina-se a promover, através de financiamento comunitário de projetos, a política de cooperação e inovação, no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida, entre os países europeus.
A Europa reconhece, desde o ano 2000 - Agenda de Lisboa, a importância estratégica da educação e da formação, para o desenvolvimento de uma sociedade e economia do conhecimento, encorajando os estados-membros a trabalharem e a aprenderem juntos nestes domínios. Esta prioridade vem reforçada no âmbito da Comunicação da Comissão de 3 de março de 2010, "Europa 2020: Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo".
Entre os objetivos do KA 1 - Política de Cooperação e Inovação no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida contam-se designadamente a elaboração de estudos e análises que contribuam para o desenvolvimento desta política, bem como a monitorização dos seus objetivos e progressos.
O projeto Going LLL foi um dos projetos financiados pela área ECET - Suporte para a Cooperação Europeia em Educação e Formação - do KA 1, por decisão tomada pela Agência Europeia para a Educação e Cultura da Comissão Europeia (EACEA), no ano de 2010, sobre uma candidatura oportunamente apresentada pela ANQ com o apoio e a parceria da UCP.
Os estados-membros comprometeram-se, no ano de 2006, a implementarem estratégias nacionais de aprendizagem ao longo da vida, globais e coerentes, o que constitui desiderato fundamental do Método Aberto de Coordenação das políticas europeias de educação e formação. Ciente dos desafios que se colocam neste domínio preciso aos estados-membros e tendo presente os objetivos da Estratégia Europa 2020, o ECET destina-se, pois, a apoiar parcerias que facilitem a reflexão conjunta e a adoção de soluções que permitam a concretização plena de uma política continuada e consequente de aprendizagem ao longo da vida, nos países apoiados.
Recorde-se que, no quadro dos Objetivos da Estratégia Europa 2020, dois deles exigem de Portugal um intensificado e contínuo investimento na política de aprendizagem ao longo da vida. São eles:
- pelo menos 40% da população, no estrato etário 30-34 anos, deve estar habilitada com ensino superior;
- pelo menos 15% dos adultos (grupo etário dos 25 aos 64 anos), deve estar envolvido em atividades de aprendizagem ao longo da vida.
Nas Conclusões do Conselho da União Europeia publicadas em março de 2011 o Conselho:
1º) Salienta que "o ensino e a formação têm um papel fundamental a desempenhar na consecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, não só dotando os cidadãos das competências e aptidões necessárias para que a economia e a sociedade europeias continuem a ser competitivas e inovadoras, mas também ajudando a promover a coesão e inclusão sociais."
2º) Convida os estados-membros e a Comissão a "(...) desenvolverem uma estratégia global capaz de melhorar o acesso à aprendizagem ao longo da vida, em particular no que toca aos grupos mais desfavorecidos."
Neste contexto o Going LLL em concretização no período de março de 2011 a fevereiro de 2012, e com o suporte financeiro da Comissão Europeia, procurou:
- refletir e aumentar a consciência nacional sobre as dinâmicas potenciadoras de Aprendizagem ao Longo da Vida e seus impactos no desenvolvimento da sociedade e na criação de valor para a economia portuguesa;
- contribuir, de modo ativo, para a disseminação de boas práticas de Aprendizagem ao Longo da Vida, no espaço europeu.

Missão
Apoiar a consolidação de uma Estratégia de Aprendizagem ao Longo da Vida, aos níveis nacional e europeu, tendo por base a experiência seminal dos Centros Novas Oportunidades em Portugal.

Visão
Contribuir para a definição um Sistema de Aprendizagem ao Longo da Vida, sustentado em Redes Locais de Qualificação, geradoras de parcerias, comunidades e estratégias ativas de inovação social, cultural e económica.

Finalidades
- Apreender e concetualizar, a partir da experiência e maturidade dos Centros Novas Oportunidades, um Modelo de Centro que possa ser utilizado por outros países que pretendam desenvolver estratégias eficazes de Aprendizagem ao Longo da Vida, tomando a experiência portuguesa como benchmark;
- Aumentar a consciência nacional sobre as dinâmicas potenciadoras da Aprendizagem ao Longo da Vida e seus impactos no desenvolvimento da sociedade e na criação de valor para a economia portuguesa;
- Contribuir ativamente para a definição de uma estratégia europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida, assente em políticas continuadas e consequentes.

Produtos
- Modelo de Centro de ALV e Roteiro de evolução a partir dos Centros Novas Oportunidades;
- Fatores críticos de inibição e desenvolvimento de Redes Locais de Qualificação;
- Guia Orientador e de Qualidade para os Centros (e-book);
- Seminário final de disseminação de resultados.

Equipa
- Roberto Carneiro (coordenação científica);
- Ana Cláudia Valente, Rodrigo Queiroz e Mello, Sofia Reis e André Xavier Carvalho (UCP);
- Francisca Simões, Sílvia Marques, Dora Santos, Rita Branco, Maria do Céu Gomes, Regina Andrade, Rodrigo Santos (ANQ);
- Gestão de projeto: Paula Nanita.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

Programa do Seminário

Aprendizagem ao longo da vida: dificuldades e desafios
15 de fevereiro de 2012
Centro de congressos de Lisboa, Auditório VI e VII

10:00 Sessão de abertura - apredizagem ao longo da vida - rasgando horizontes
Viver aprendendo, aprender vivendo
Roberto Caneiro - Centro de estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Nikitas Kastis - MENON - European Innovation and Research Network
Estado da arte da apredizagem ao longo da vida - o desafio na Europa
Joe Cullen - Tavistock Institute

11:00 Pausa para café

11:30 1º Painel
Centros de apredizagem ao longo da vida - uma proposta de roteiro para Portugal
Rodrigo Queiros e Melo - CEPCEP - UCP
Comentários - Walter Kugemann - MENON
Moderador - José Manuel Canavarro - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra (FPCE-UC)

Almoço Livre

14:30 2º Painel
O desenvolvimento de redes locais de qualificação - fatores críticos e sustentabilidade
Ana Cláudia Valente - CEPCEP - UCP
Comentários - Joe Cullen - Tavistock Institute
Moderador - Luís Rothes - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE - IPP)

16:00 Pausa para café

16:30 Sessão de encerramento
Cidades educadoras - a base de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida
Raul Valdes Cotera - Institute for Lifelong Learning (UIL - UNESCO)
Os desafios da aprendizagem ao longo da vida em Portugal
Gonçalo Xufre Silva - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP,I.P.)



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