Atividades em Curso Em Português - Falar, Viver e Pensar no Século XXI
No dia 16 de dezembro de 2022 realizou-se na UCP o lançamento da obra Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI.
Esta obra, organizada pelo CEPCEP, conta com a colaboração de investigadores e de universidades de todos os países de língua oficial portuguesa, bem como com o apoio institucional da CPLP.
A cerimónia de lançamento contou com a presença de mais de uma centena de participantes em sala e em zoom, desde Timor ao Brasil.
Apresentaram a obra o Senhor Dom José Manuel Imbamba (em Angola), a Professora Virgínia Leal (no Brasil) e o Professor João Paulo Oliveira e Costa (na UCP).
Esta obra contou com quatro entrevistas:
Professora Isabel Capeloa Gil, Dom José Manuel Imbamba, Professor Onésimo Teotónio Almeida, Arquitecto Carlos Marreiros
Beira, Bissau, Bissau, Díli, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Pernambuco, Praia, São Tomé
Projecto lançado pelo CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Brasil), Universidade de São José (Macau/China), Universidade Nacional de Timor-Leste (Timor), Universidade de Cabo Verde, Universidade Católica de Angola, Universidade Católica de Moçambique, Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, Universidade Católica da Guiné-Bissau e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Guiné-Bissau)
O que é viver no século XXI, tendo como matriz, como língua oficial ou língua e universo do dia-a-dia, a língua e as culturas de expressão portuguesa? O objectivo deste projecto é pensar, e influenciar, a realidade global contemporânea a partir dos povos, das culturas e dos países que têm a língua portuguesa como língua de base, matriz, língua e cultura de experiência intercultural, no mais fundamental como modelo de acesso à realidade.
Num quadro filosófico-científico que defende a linguagem e a cultura como fundamento da realidade, este projecto questiona o que é habitar, trabalhar, pensar, viver em português no mundo global. Sob um prisma científico, o projecto visa debater a vida em português a partir do mundo global de hoje, descentrando a reflexão de contextos geográficos ou nacionais e centrando-a na língua, na sua modelação da experiência humana, na história e na maneira de ser dos povos, nas culturas enquanto pontes de futuro. Pretende-se ainda que este projecto, através das entidades que nele colaboram, e de outras que se venham a juntar, lance novos projectos de investigação internacionais no quadro das temáticas em análise.
O CEPCEP lançou este projecto em 2021, convocando, e continuando a convidar, para seus parceiros centros de estudo de universidades Católicas e de outras universidades de todos os países de língua portuguesa e de outros locais onde a cultura de expressão portuguesa está presente ou deixou marcas, como por exemplo, Goa, Malásia, Japão, e também a Europa e os EUA, onde as comunidades de emigração de língua portuguesa são relevantes.
Um primeiro resultado deste projecto é a publicação em 2022 de uma obra sobre a temática em causa, contando com autores da Europa, na América do Sul e do Norte, de África e da Ásia. Esta obra será lançada em meados de 2022.
Para 2023 prevê-se a realização do primeiro Congresso ‘Em Português – falar, viver e pensar no século XXI’, encontro que se pretende possa vir a realizar-se de dois em dois anos por todo o mundo de língua e expressão portuguesa.
| Voltar |
|