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Atividades em Curso

Urban Learning (2021- )

URBAN LEARNING - TROCA INTERGERACIONAL DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CULTURAIS

Urban Learning é um projeto que promove o Programa Erasmus + entre todas as gerações (Setor Prioritário). As organizações que trabalham nas principais cidades europeias estabeleceram parcerias para o intercâmbio de boas práticas na aprendizagem intergeracional. Em 2050, estima-se que 6,5 bilhões de pessoas viverão nos centros urbanos - dois terços da população projetada. A urbanização é geralmente discutida no contexto dos efeitos colaterais negativos. À medida que mais e mais pessoas vivem nas cidades, todos os aspectos da vida se urbanizam. Em um mundo em rápida mudança, a educação é necessária para todos, do berço ao túmulo.
O contexto do projeto é a necessidade de responder à pergunta: O que as pessoas esperam de seu ambiente urbano? Eventos críticos como a pandemia COVID-19 marcaram uma virada na forma como a sociedade funciona. O acontecimento perturbou o sentimento de segurança ontológica, despertou temores e obriga a uma mudança na organização das relações sociais, também de forma positiva. A análise do problema foi feita com recurso a pesquisas quantitativas (inquéritos a grupos-alvo) e mostrou que é necessário designar espaços de educação e interação social.
O projeto é baseado nas necessidades das organizações participantes e grupos-alvo:
- educadores
- idosos
As necessidades dos grupos-alvo foram identificadas por meio das organizações parceiras. Uma análise de necessidades realizada através de uma análise qualitativa (entrevista de pesquisa) mostrou que é necessário um espaço de aprendizagem ao longo da vida. Além disso, as observações participantes mostraram que deixar os idosos sozinhos e isolados contribui para o mal-estar. Educação de idosos e estudos urbanos são necessários. As cidades estão cheias de lugares para estudar, que na maioria das vezes passam despercebidos. A aprendizagem urbana também pode incluir centros de aprendizagem urbana, aprendizagem incidental, caminhadas educacionais em um ambiente urbano e de parque, biblioteca, igrejas, ruas com locais históricos. Uma das respostas para a aprendizagem na cidade são os espaços que permitem o engajamento em interações educacionais e sociais.

O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade da organização para oferecer atividades de educação e troca de experiências a idosos, a fim de fortalecer a identidade europeia através da Aprendizagem Urbana.
O projeto inclui objetivos específicos:
- Intercâmbio de boas práticas no campo da Aprendizagem Urbana,
- Fortalecimento das competências dos educadores no campo do intercâmbio intergeracional de conhecimentos e experiências no campo da educação urbana,
- Aumentar a capacidade de atuação transnacional e online na situação do COVID-19.
A questão de como a urbanização afeta a educação de adultos ainda raramente é levantada. Aprender na cidade pode assumir várias formas e ocorrer em inúmeros lugares, mas quase sempre se trata de aprender juntos - principalmente de forma informal. É necessário apresentar a educação como uma oportunidade para combater a solidão, o isolamento, a depressão e o precário bem-estar social dos idosos. Em certo sentido, a aprendizagem urbana está no cerne (cerne) da própria aprendizagem não formal.
O projeto responde à necessidade de educação fora das salas de treinamento. Os idosos buscarão espaços que possibilitem sua formação, interação social e novas experiências. A cidade é um espaço de aprendizagem ao longo da vida. O projeto apresenta desafios como conduzir a educação na cidade na situação do COVID-19. O grupo de idosos continua marginalizado devido à exclusão digital devido à idade e às barreiras de acesso à educação online.
O projeto é implementado em cooperação internacional. A parceria consiste nas seguintes organizações: Polónia, Portugal, Itália, Malta, Hungria, Espanha. A parceria consiste em organizações que atuam no campo da educação de adultos em vários contextos sociais e culturais. Uma vasta gama de parceiros permite fazer com que o problema da aprendizagem conjunta de idosos, educadores e famílias nas cidades ganhe uma dimensão prática europeia.
É importante que cada um dos parceiros cuide da troca de conhecimentos e experiências e implemente os resultados do projeto na sua prática educativa, bem como na sua área educacional e cultural. O projeto visa fazer insights e definir expectativas para o futuro do trabalho educacional com idosos nos próximos anos, a partir dessa experiência com o COVID-19.
A implementação do projeto vai mudar a realidade, pois permite ganhar conhecimento e experiência de organizações parceiras de grandes metrópoles europeias. A troca mútua de experiências é uma oportunidade para resolver o problema da aprendizagem dos idosos no espaço urbano.



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