Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão PortuguesaInício | Voltar | Imprimir

Atividades em Curso

ComNetNEET- Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation (2018- )

ComNetNEET- Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation

O projeto “ComNetNEET- Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation” é financiado pelo Programa Erasmus +, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude, com uma duração de 36 meses e na base de uma parceria composta por várias entidades dos seguintes países parceiros: Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e Portugal.

Os principais objetivos do projeto são:
(1) IDENTIFICAR O ESTADO DA ARTE E BOAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL (usando estratégias de aprendizagem baseadas no trabalho) dirigidas a jovens nos países parceiros.
(2) PROJETAR, CONCEBER E DESENVOLVER UM MODELO DE INTERVENÇÃO nos países da parceria;
(3) Conduzir uma APLICAÇÃO PILOTO da metodologia a nível local na PT, ES e IT;
(4) Promover REUNIÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO no contexto do projeto de EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO e identificar as melhores práticas já em vigor;
(5) Validar o modelo através de uma abordagem MULTI-STAKEHOLDER e avaliar o impacto dessa experiência / modelo;
(6) Reforçar e igualar o papel dos diferentes intervenientes para encontrar os melhores meios de optimização e aumentar a CAPACIDADE DE REDE, com vista a melhorar a inclusão social e a empregabilidade dos NEET;
(7) DISSEMINAR e EXPLORAR os resultados do projeto entre os beneficiários relevantes e assegurar sua SUSTENTABILIDADE no nível da prática, por meio da formação de profissionais e do nível institucional, influenciando políticas e alterando a cultura dos serviços prestados.

Este projecto será realizado a nível transnacional porque, a nível da UE, os NEET são considerados um dos grupos mais problemáticos e heterogéneos no contexto do desemprego juvenil. Há uma grande diversidade dentro do grupo e em diferentes países. Isso requer diferentes níveis de apoio e intervenção, bem como estreita colaboração de trabalho entre todas as organizações que têm uma palavra a dizer na vida dos jovens.

Este projecto irá melhorar a ligação em rede e a cooperação entre parceiros, incluindo a exploração de ferramentas existentes em cada país envolvido, para melhorar o desempenho dos sistemas E & T, as autoridades públicas para responder melhor às necessidades das pessoas NEET ao nível nacional / da UE.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CEPCEP
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel.: 217 214 133
Fax: 217 266 160

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial