Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão PortuguesaInício | Voltar | Imprimir

Atividades em Curso

Smart(er) Cities

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), e a Universidade de Columbia (UC) de Nova Iorque (EUA), através da sua Escola Internacional de Gestão Pública, constituíram uma parceria para documentar e mapear a ecologia de inovação, transformação e participação e colaboração pública, empresarial e cívica na área urbana de Nova Iorque e em Portugal.

Este projecto, liderado pelo Prof. Fernando Ilharco (UCP), pelo Prof. André Corrêa d'Almeida (UC) e pelo Prof. Roberto Carneiro (UCP), visa produzir casos de estudo sobre a temática usualmente identificadas na literatura como smart city. Os casos de estudo portugueses serão publicados em inglês, em editoria científica internacional, bem como em português em modelo a definir.

O CEPCEP desenvolve presentemente trabalhos nos municípios de Lisboa e de Cascais, estando a elaborar três casos de estudo em cada uma das autarquias, bem como na autarquia do Fundão, onde se trabalha num caso de estudo. Entretanto, o centro está em contacto com outras Câmaras Municipais com perfil para a realização de estudos semelhantes.

No dia 8 de Outubro de 2018 foi feito o lançamento do livro Smarter New York City, onde foram apresentados os estudos sobre Nova Iorque, bem como apresentado um ponto de situação sobre a investigação do projecto a decorrer e Portugal. A sessão, que contou com uma audiência de uma centena de pessoas, decorreu na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, com a presença dos Professores André Corrêa d'Almeida e Fernando Ilharco e da equipa de investigação do CEPCEP.

            



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CEPCEP
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel.: 217 214 133
Fax: 217 266 160

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial