Estudos IGUANA - Improving School Governance using an Action Learning Approach (2012-2015)
Tratou-se de um projeto inserido no programa Lifelong Learning (LLP) da Comissão Europeia, que visou apoiar as escolas a superar a resistência à mudança. O IGUANA trabalhou com escolas que querem inovar, mas que, como muitas escolas, encontram-se "presas" ("Stuck"). O principal objetivo do projeto foi ajudar as escolas a sair deste ciclo de estagnação, estabelecendo um ambiente aberto e criativo, em que alunos, funcionários e gestores escolares se sentem seguros e protegidos para partilhar as suas ideias, aprenderem uns com os outros e crescerem. Para isso, o projeto desenvolveu uma plataforma de aprendizagem colaborativa para ajudar os professores, gestores, diretores e estudantes a desenvolverem a sua capacidade e competências para inovar. Este ambiente de aprendizagem colaborativa teve três objetivos principais: desenvolver as competências de inteligência emocional de dirigentes e funcionários escolares; desenvolver a capacidade de inovação organizacional das escolas; aplicar estas competências de inteligência emocional recém-adquiridas, bem como a capacidade de melhorar o ensino e os resultados escolares nas escolas participantes.
Desde 2012, a parceria do projeto é constituída por: Universidade Católica Portuguesa /CEPCEP (líder), Arcola Research LLP (Reino Unido), The Tavistock Institute (Reino Unido), Ellinogermaniki Agogi Scholi Panagea-Savva (Grécia), Matematikos ir Informatikos Institutas (Lituânia), Trinity College Dublin (Irlanda) Contour Education Services Limited (Reino Unido), European School Heads Association (Países Baixos) e Hellenic Association for Education (Grécia).
A equipa UCP-CEPCEP é cosntituída por: Roberto Carneiro, Rodrigo Queiroz e Melo and André Xavier de Carvalho.
DOCUMENTOS
Press release 1 Final exploitation leaflet Press release 2
| Voltar |
|